e-book – Estratégias de interação socioafetiva para cursos online

ebook

As tecnologias hoje favorecem muito a criação de cursos online, no entanto o que eu observo é que nem sempre os melhores recursos tecnológicos são suficientes para gerar um engajamento entre os alunos de uma turma online.

E o que eu chamo de engajamento? É aquela dedicação empenhada e motivada dos participantes que desejam aprender mais e seguir até o final de um curso junto com os seus colegas e professor(a).

Nos cursos presenciais o horário e o espaço físico às vezes rigidamente controlados favorecem o compromisso dos alunos, mas em cursos online, como o tempo e o local são de livres escolhas para os participantes, o que eu vejo é muita gente se dispersar e não conseguir concluir os seus desejados cursos. É possível contornar isto? Como nós professores podemos ajudar os nossos alunos online?

Durante os meus vários cursos online e estudos sobre Educação a Distância algo que eu aprendi que pode auxiliar muito aos professores  é o uso de estratégias socioafetivas.

No curso Professor Online de Sucesso aprofundamos sobre isto e o resultado gerado pela primeira turma foi um e-book com 7 ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO SOCIOAFETIVAS PARA CURSOS ONLINE.

Este e-book é gratuito e pode ser lido e compartilhado por você agora! Clique na imagem abaixo para abrir e salvar.

ebookNeste ebook são apresentadas ideias  que podem ser adaptadas e usadas em cursos online e semi-presenciais. O objetivo geral das propostas é o de favorecer o estreitamento de laços afetivos entre os participantes de um curso online, às vezes de forma lúdica e divertida, para que a turma possa se engajar em prol do objetivo comum de aprendizagem. 

Para saber mais sobre o curso Professor Online de Sucesso, veja aqui: Depoimentos.

Depois de conferir o ebook, deixe o seu comentário aqui para gente! Vamos adorar saber a sua opinião! 🙂

3 Responses to e-book – Estratégias de interação socioafetiva para cursos online

  1. Irani disse:

    Olá agradeço o envio do e-book,
    Li e gostei do conteúdo, ele é bem prático com dicas simples e criativas, especialmente para interação de turmas iniciantes em cursos online.
    Entretanto, acredito que ele seja mais propício para turmas jovens e com pouca experiência em cursos online. Pessoas numa faixa etária mais elevada, executivos, trabalhadores, com muitas obrigações e com tempo limitado para estudar gosta de objetividade e foco no tema do curso. Já fiz tutoria de diversas turmas para públicos diferentes e a maior exigência é o aproveitamento do tempo e foco na proposta do curso.
    Recentemente fiz um curso pela Coursera da University Leiden, e fiquei muito satisfeita com o programa e seriedade com que eles organizaram o tempo e as atividades.
    Finalizando, o conteúdo e as dinâmicas são muitos boas, mas carece de atenção ao público alvo.
    Att.

    • Cris Mendes disse:

      Olá Irani!
      Muito obrigada pelo retorno! Que bom que gostou do conteúdo!:)
      As suas observações são muito pertinentes e
      com certeza as dinâmicas só devem ser utilizadas se estiverem
      de acordo com o público-alvo e se puderem se relacionar
      com os objetivos de aprendizagem.
      A experiência e o bom senso do design instrucional ou do
      tutor sempre devem prevalecer e a partir das ideias apresentadas
      no e-book podem ser pensadas as melhores estratégias.
      Um abraço!

  2. Thais disse:

    Muito bacana este ebook! Obrigada por compartilhar!

    um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *